Martin Luther King Jr, 45 Anos


O presidente Lyndon B. Johnson se reúne com líderes de direitos civis Martin Luther King, Jr., Whitney Young, James Farmer. Em 1964.
O presidente Lyndon B. Johnson se reúne com Martin L. King, Jr.,
Whitney Young e James Farmer. Em 1964.
Nesta semana, no dia 4 de abril, completaram-se 45 anos da morte de Martin Luther King Jr. - um pastor protestante e ativista político estadunidense. E para relembrar os feitos deste grande líder, o blog fará seu primeiro post homenageando-o.

King foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, pensamentos estes, inspirados em Mahatma Gandhi. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde fez seu discurso "Eu Tenho Um Sonho (I Have a Dream)".

Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar num ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha, que durou mais de um ano, co-liderada por Martin Luther King, muitas ameaças de morte foram feitas. Após o desfecho, Martin foi preso e viu sua casa ser atacada. O movimento foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - Martin Luther King Jr.
King foi assassinado em 4 de abril de 1968. Martin Jr. era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Martin Luther King Jr, Day. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
"Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver." - Martin Luther King
As consequências de sua existência foram grandes. Até hoje, após 45 anos, suas palavras são ecoadas no mundo. Após sua morte, muitos homens negros conquistaram seu espaço na América, inclusive com o primeiro presidente negro e o primeiro juiz da Suprema Corte, Barack Obama e Thurgood Marshall, respectivamente.

Bibliografia

  1. GARROW JR., David. The FBI and Martin Luther King. New York
  2. BENNETT, Lerone. What manner of man: a biography of Martin Luther King, Jr.
  3. BRANCH, Taylor. Parting the waters: America in the King years.
  4. http://www.suapesquisa.com/biografias/luther_king.htm
Assista, também, a homenagem da Globo News (Vídeo)


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.