Ahimsa, um dos princípios de Gandhi


retrato de Mahatma Gandhi meditando
Nesta postagem será aberto um "parênteses" em relação a história de Martin Luther King Jr. para abordar uma filosofia que já foi adotada por grandes líderes (inclusive por Martin) durante a história, o Satyagraha. Mahatma Gandhi, líder e pacifista indiano, usou esta ideia antiga, mas poderosa, e a tornou conhecida no mundo inteiro.

O Satyagraha é uma filosofia que segue vários princípios, como ahimsa. Este significa não fazer mal. É um princípio importante de algumas religiões indianas (budismo, hinduísmo e, principalmente, pelo jainismo). Mahatma Gandhi acreditava firmemente neste princípio, de evitar a violência verbal e física, embora ahimsa reconheça legítima defesa quando necessário, como um sinal de força de espírito.
"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos." - Gandhi.
Umas das grandes realizações de Gandhi foi reviver e implementar, nos tempos modernos, o antigo conceito indiano de Satyagraha, não só na política, mas também na vida cotidiana. Outro aspecto importante de seu legado é que ele conquistou a independência para a Índia dizendo a verdade. Sua pratica de ahimsa dependia completamente do poder da verdade.
"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade." - Gandhi.
Mahatma Gandhi influenciou vários líderes com este princípio posteriormente, como Nelson Mandela e Martin Luther King. Em outras partes do mundo, ahimsa, assim como não-violência, é geralmente usado como sinônimo para pacifismo, uma filosofia de oposição à guerraO termo é constantemente vinculado à luta pela independência da Índia, que foi liderada por Mahatma Gandhi.


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.