5 Líderes Embalsamados


mosaico com os rostos de líderes embalsamados
Lenin (Esq. Acima), Kim II Sung (Dir. Acima),
Evita Perón (Esq. Abaixo), Hugo Chávez (Dir. Abaixo)
No segundo post do blog, será falado sobre a técnica de embalsamento, usada por grandes líderes. Após a morte do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, seu braço direito, Nicolás Maduro, mostrou interesse em homenagear o ex-líder embalsamando-o. Veja outros líderes que foram embalsamados.

  1. Vladimir Lenin: quando o revolucionário soviético morreu, em 1924, seu sucessor, Josef Stalin, decidiu, contra a opinião de Lênin e de parentes, embalsamar seu corpo e expô-lo ao público em um mausoléu construído na Praça Vermelha de Moscou.
  2. Mao Tsé-Tung: o líder da Revolução Chinesa, morto em 1976, foi embalsamado e está exposto em um sarcófago de cristal desde 1977, em Pequim.
  3. Stalin: Após sua morte, causada por uma hemorragia cerebral (derrame), em 1953, assim como seu predecessor, o corpo foi embalsamado e exposto na Praça Vermelha. Porém, este foi removido em 1961, dentro da campanha de desestalinização, imposta por Nikita Khrushchov, e enterrado em um cemitério , atrás do mausoléu.
  4. KimIl-Sung e Kim Jong-Il: o corpo do fundador da Coreia do Norte comunista, Kim II-Sung, foi embalsamado em 1994, após a sua morte, aos 82 anos. Está exposto no Palácio-Memorial de Kumsusan. O corpo de seu filho Kim Jong-II, teve o mesmo destino, em 2011.
  5. Eva Perón: o corpo da segunda mulher do presidente argentino Juan Perón, ícone em seu país, foi embalsamado em 1952. Ficou exposto em uma capela ardente, em Buenos Aires, até que seu marido foi afastado do poder, em 1955. O enterro aconteceu em 1976, no mausoléu familiar em Buenos Aires.
  6. Hugo Chávez? Apesar da vontade de seus aliados, o corpo de Hugo Chávez não será embalsamado.O Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, já tinha dito que a intenção talvez não se concretizasse. Hugo não poderá ser embalsamado por erro no uso de formol, diz especialista.

Bibliografia


 

Fan Page

f2269073-f140-44e9-9625-397be9c9c8a8
Arts

Link-me

Link-Me

Parceiros

Seus links em um só lugar!Marmanjo: Os melhores linksLinkLog

Sobre

O blog tem como tema a vida e obra dos grandes líderes do mundo. Com posts semanais, sempre tentar-se-á trazer curiosidades, pensamentos e feitos destes homens.